Porque eu não uso aplicativos de pegação?

    Alguns dias atrás estava falando com um amigo sobre solidão e morrer sozinho e ele sugeriu que eu entrasse em aplicativos como ele faz. Disse que era pra eu sair de casa e dar bastante. E nesse momento a conversa terminou. Bem, não fiquei chateado com ele. Não é tão simples entender como o mundo funciona para as outras pessoas. Infelizmente o mundo não é uma coisa maravilhosa que abraça todas as pessoas da mesma maneira.
    Infelizmente a discriminação está em todos os lugares. Tem pessoas que acham que o mundo gay é uma grande bola de algodão na qual todos os gays se pegam vinte e quatro horas. Como se o ânus, boca e pênis dos gays tivesse algum tipo de imã que os atraísse onde quer que estivessem.
    Pensar desse jeito é ser bem ignorante.
    Depois de falar com esse meu amigo me lembrei das vezes nas quais eu entrei nesse tipo de aplicativo. Quando você baixa parece uma coisa maravilhosa. Um mar infinito de pessoas com as quais você pode conversar e que talvez pode acontecer alguma coisa mais séria. Doce ilusão.
    Talvez ele funcione assim para as pessoas brancas, as pessoas que se encaixam em padrões. Quando você é negro as coisas não são bem assim. Ninguém vai querer conversar com você para te conhecer de verdade. Já chegam logo perguntando o tamanho do seu pênis ou se a sua bunda é muito grande. Como se você fosse apenas isso. E... Infelizmente devo dizer que essa abordagem escrota ainda é positiva, pois a coisa pode ser bem pior, sabe?
    As vezes você vê um perfil legal de alguém e clica para poder conversar.Aí você começa a perceber que o tal aplicativo não é para você. No lado "positivo" a pessoa simplesmente te ignora. No lado negativo ela responde com aquelas frases que pessoas que são preconceituosas mas não admitem tem gravadas na ponta da língua. Vem  um: "Foi mal, não sinto atração por negros." E isso quando tentam ser educados. Já lidei com coisas do tipo: "Porque você não disse que era negro?" Depois de horas conversando com um cara que pareia ser legal. Já lidei com um "Credo, você é negro" de um carinha que, pasmem, também era negro (Com certeza ele devia se considerar branco ou dizer por aí que era moreno ou mulato por causa da pele um pouco mais clara, mas... Não vamos nos enganar, não é? Mulato é negro também.)
    E muitas vezes, nos perfis, as pessoas dizem que não é racismo. É apenas preferência.
    Mas... O que é preferência? Essa coisinha que sempre é usada para justificar preconceito sendo reproduzido?
    Se você jogar no google a primeira coisa que vai ver é isso aqui: "ação de preferir, de escolher um entre outros."
    Ação de preferir, de escolher entre outros. Agora, se eu te disser que as suas preferências não nasceram contigo, que foram ensinadas enquanto crescia na nossa sociedade racista, misógina, hipócrita... você me diz o que?
    Desde pequeno somos ensinados a enxergar beleza em algumas coisas e a torcer o nariz para outras. A sociedade diz que o bonito é o branco. Diz que o bonito é o magro. E você vai recebendo essas porradas desde criança. Se você não é essas coisas você vai para um tipo de limbo. Um lugar terrível no qual você se odeia por não ser como "deveria" e odeia o mundo porque uma pessoa dentro do que você aprendeu que era o ideal nunca vai olhar para você.
    E infelizmente se livrar dessas "preferências" que nada mais são do que meios de propagar preconceitos não é uma coisa tão simples. Pra poder enxergar a beleza no que você aprendeu a vida toda que era feio, errado, você tem que estar disposto a sair do seu mundinho e... as pessoas estão confortáveis demais. Se elas estão felizes, mesmo que propagando uma coisa terrível, quem liga para o resto?
    Eu, como uma pessoa negra, sempre achei estranho propagar preconceitos quando eu sei como dói em mim. Acho estranho quando vejo negros homofóbicos, porque nós sabemos o que é ser discriminados. Dói para caramba. Então não devemos fazer com os outros. Mas... A sociedade ensina que ser gay é errado. Aí entro nos aplicativos gays e me deparo com vários gays racistas. O que eu acho absurdo também. Sabemos o que é sofrer com preconceito, o que é ter medo de sair na rua e mesmo assim reproduzimos preconceitos.
    "...o sonho do oprimido é ser opressor". Infelizmente essa frase está muito certa.
    E devo dizer que transformar alguém em fetiche não é legal. Eu, na minha inocência, dizia que para as lésbicas era mais fácil. Que elas eram mais bem aceitas pela sociedade. Mas demorou para eu entender que ser transformada em fetiche não é ser aceita. Para a sociedade, em especial os homens héteros, elas servem para satisfazê-los, satisfazer fantasias. Se não for isso nem gente são.
    O mesmo acontece com negros, latinos, asiáticos (e com certeza mais grupos que são discriminados com o "é só a minha preferência"). As pessoas nos olham quando desejam realizar alguma fantasia, algum fetiche. Mas se for para alguma coisa séria nem pensam na gente. Nos tornamos invisíveis.
    Porque eu não uso aplicativos de pegação?
    Porque eu não preciso de mais um lugar para ser discriminado. Já está foda demais ter que lidar com a discriminação enquanto caminho pelas ruas, quando faço uma entrevista de emprego, quando entro em alguma loja...

    Bem, esse é o motivo pelo qual eu não entro. Mas entendo que tem pessoas que dão a sorte de encontrar pessoas que enxergam pessoas e não genitálias nesses aplicativos. Se tiver alguma história, como a minha ou diferente, deixe nos comentários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gay solitário

Chris Riggi