Will & Will: Um Nome, Um Destino






Livro: Will & Will: Um Nome, Um Destino (Will Grayson, Will Grayson)
Autores: John Green e David Levithan
Editora: Galera Records
Páginas: 352
Nota: 4 de 5


    “Em uma noite fria, numa improvável esquina de Chicago, Will Grayson encontra... Will Grayson. Os dois adolescentes dividem o mesmo nome. E, aparentemente, apenas isso os une. Mas circulando em ambientes completamente diferentes, os dois estão prestes a embarcar em uma aventura de épicas proporções. O mais fabuloso musical a jamais será apresentado nos palcos politicamente corretos do ensino médio.”


    Porque eu gostei do livro?
    Não, não é pelo simples fato de muitos dos personagens serem gays. Gostei porque me identifiquei com os dois Williams (o gay e o hetero)...
    Eu indico o livro. Ele é legal, porque mostra os gays, não de forma estereotipada. Mostra vários tipos de gays. E apesar de ser um livro com personagens gays o drama do livro não gira em torno disso apenas. Existe o personagem com depressão, o que não consegue se abrir com as pessoas, o que sempre tenta agradar as pessoas mas acaba se esquecendo dele mesmo...
    No começo eu só queria ler o livro por causa do nome do John Green na capa (isso antes de me decepcionar profundamente com "O Teorema Katherine"). Bem, li o livro e não me arrependi. Se eu vi bem nas minhas pesquisas. O John Green escreve as partes do Will (hetero) e o David Levithan escreve as partes do Will (gay).
    Só posso dizer que eu preciso de uma experiência dessas na vida. Não sei se quero encontrar outro Bruno por aí, mas quero encontrar uma pessoa que me enxergue como Tiny Cooper enxergou Will Grayson (gay)...

    Uma das coisas que eu achei interessantes no livro foi a parte na qual Will Grayson sai do armário para sua mãe:

“Eu: Olhe, mãe, eu sou totalmente gay. E agradeceria se você pudesse deixar de lado o surto agora, porque, sim, temos o resto de nossas vidas pra lidar com isso, porém, quanto mais cedo atravessarmos a parte da agonia, melhor.”
“Mãe: A parte da agonia?”
“Eu: Você sabe. Você rezando pela minha alma, me xingando por não te dar netinhos com uma esposa e dizendo o quanto está decepcionada.”
“Mãe: Você acha mesmo que eu faria isso?”
“Eu: É seu direito, acho. Mas se quiser pular essa etapa está bom para mim.”
“Mãe: Acho que quero pular essa etapa.”
“Eu: Mesmo?”
“Mãe: Mesmo.”
“Eu: Uau. Quero dizer, isso é legal.”
“Mãe: Você me dá pelo menos um ou dois segundos pra ficar surpresa?”
“Eu: Claro, afinal, essa não devia ser a resposta que você esperava quando me perguntou como foi Chicago.”
“Mãe: Acho que é seguro dizer que não era a resposta que eu estava esperando.”
[...]
“Eu: Não fique preocupada, fomos só até o Millenium Park e conversamos um pouco. Alguns amigos dele estavam lá também. Não vou ficar grávido.”
“Minha mãe ri.”

    Não vou dizer por que o Will chega em casa decidido à contar para a mãe que é gay. Não gosto de Spoilers, e também não vou ficar soltando. Mas digo: se estão com um pé atrás com medo de ler o livro podem ler sem medo algum. John Green e David Levithan fizeram um bom trabalho aqui.

    Sei o post ficou bem raso, muito aquém do que eu pretendia fazer. O problema é que eu fiquei feito uma garotinha com esse livro. Sabe, as meninas sempre tem muitos livros com final feliz, e quando encontro um como esse eu não consigo evitar. Sem contar que eu sou muito parecido com os dois Wills em muitos aspectos, então...

    Ah, tem pessoas que sempre perguntam sobre livros com personagens que sejam gays... Estava olhando aqui e vi que o David Levithan tem muitos livros do tipo. Acabei de baixar um chamado “Boy Meet Boy” Acho que ainda não foi traduzido e nem publicado no Brasil (o livro está em inglês), mas acho que vou encarar... Se eu gostar falo dele aqui também...
    Conhecem algum livro bom? Não precisa ser sobre gays... Se conhecem coloquem o nome nos comentários. E digam o que chamou a atenção de vocês no livro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gay solitário

Chris Riggi