Opção/Orientação/Condição


    Um post para esclarecer uma coisa que eu pensei que já estava clara para o mundo. É até chato falar sobre isso, uma coisa batida. Mas infelizmente se mostra necessário.
    É comum que pessoas leigas pensem que a homossexualidade seja uma questão de escolha. Não acho que seja uma coisa certa, mas isso é apenas um mal que a falta de informação aliada ao preconceito consegue gerar.
    Só que ouvir tal tipo de coisa se torna meio inaceitável em um ambiente universitário, não? Um lugar que é tido como um lugar de pessoas cultas, o lugar no qual a elite intelectual de um país é formada. É de se esperar que as pessoas hajam de acordo com o ambiente, não?
    Bem, o que eu ouvi hoje? (E me deixou indignado)...
    Uma pessoa dizendo, durante uma aula de antropologia, que ser gay era uma escolha. O lado bom foi que a professora deixou bem claro que isso não acontece...
    Muitas vezes o termo “opção sexual” foi usado, mas logo a professora veio com o termo “orientação sexual”... É melhor do que o “opção”, mas eu não gosto dele também. Quando ouço orientação eu fico com a impressão de que foi algum conselho, alguma coisa sugerida, por alguém. O que não acontece. Quanto a opção eu acho que nem preciso dizer muito, não é? Me apresente o heterossexual que escolheu ser hetero e eu mudo a minha opinião em relação a isso.
    Não me lembro de ter me deparado com algum questionário perguntando se eu queria ser heterossexual ou homossexual.
    Bem, o termo que eu gosto de usar quando falo da minha própria sexualidade é o “condição sexual”... Não foi uma escolha, nem uma orientação... É uma condição, o jeito que eu nasci. E embora muitos não acreditem: é imutável.

    Será que agora ficou claro? Acho melhor repetir, não? Em muitos cursos de inglês eles usam a repetição para que os alunos aprendam: Então vamos lá, classe:

    -Opção sexual não existe... (Quando foi que você escolheu ser heterossexual/homossexual?)
    -Orientação sexual não é tão errado quando “opção sexual”, mas não soa como algo certo... (Quem te orientou a ser homossexual/heterossexual?)
    -Condição sexual é o melhor... (pelo menos na minha opinião).

    con.di.ção sf 1. Estado, situação, circunstância (de uma pessoa ou coisa). 2. Classe social. 3. Base fundamental. 4. Distinção. 5. Exigência feita para a realização de certos atos, negócios, etc.

    op.ção sf. 1. Ação ou faculdade de optar; escolha. 2. O objeto da escolha.

    o.ri.en.tar vt. e (p.) 1. Situar (-se) em relação aos pontos cardeais. 2. Guiar (-se), nortear (-se). 3. Dirigir (-se), encaminhar (-se). 4. Aconselhar (-se) na solução de um problema > o.ri.en.ta.dor adj. e sm.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Gay solitário

Chris Riggi